Linha do tempo

1999

A união de duas empresas, uma de consultoria na área de vendas, de projetos, componentes elétricos e eletromagnéticos, e outra de montagem de painéis elétricos deu origem a Rumo Engenharia: uma empresa que nasceu com o objetivo de oferecer ao mercado um novo conceito ou “caminho” na prestação de serviço industrial. Esta sociedade inicial durou apenas dois anos e mesmo com algumas dificuldades decidiu-se pela sequência dos trabalhos.
 

1999

2000

Um Coronel do Corpo de Bombeiros de São Paulo, após indicação de um amigo que morava em Sorocaba, procurou um dos proprietários da empresa a fim de desenvolver o que, de início, parecia ser algo inteligente, mas sem muito futuro: um projeto para campo de treinamento de Brigada de Incêndio, o qual substituía a queima de óleo diesel por GLP a fim de atender às leis federais que restringem a queima deste óleo.

Com espírito empreendedor os dois partiram para o desenvolvimento do projeto, que acabou tornando-se um pedido de patente, a chamada MU 8001196 - Disposição Aplicada em Pistas de Segurança para Treinamento no Combate a Incêndio Utiliza GLP.

Infelizmente o Coronel veio a falecer, restando apenas ao outro a continuidade do trabalho.


2000

2001

O então proprietário da Rumo preocupado com a sua proposta inicial decidiu buscar um novo sócio e este foi incorporado à sociedade em Março, com início de sua administração em Dezembro de 2005 e permanência até hoje.


2001

2003

Neste momento, a Rumo continuava a prestar serviços de projetos e montagens industriais e de painéis. As etapas eram mais planejadas, existiam alguns contratos de manutenção e de terceirização de montagem de painéis elétricos para algumas empresas fabricantes de máquinas e equipamentos.

Os bons negócios continuaram a surgir e, de fornecedor de painéis elétricos, passou a ser uma conceituada empresa de Sorocaba, com montagem de equipamentos mais específicos, para mercados mais exigentes e que cujas instalações se diferenciavam das demais, surgiram também os primeiros skids, equipamentos utilizados nos segmentos de gás e óleo.


2003

2004

Mantendo o foco social, em Junho de 2004 foi aberta uma segunda empresa, esta com o objetivo de trabalhar assuntos pertinentes a patente ora requerida, projetos sociais, ambientais e relativos à segurança e saúde do trabalhador e, enfim, o hobby passou a ser um novo negócio.

Com o surgimento desta empresa foi criado o Grupo Rumo Engenharia, composto pelas empresas Rumo Comércio Montagem e Serviços Técnicos LTDA EPP e Rumo Comércio e Serviços LTDA.
 

2004

2009

Com o objetivo de manter a melhoria contínua de seus processos de trabalho para atender aos requisitos de qualidade, a empresa conquistou a certificação ISO 9001:2008 com o escopo: “Prestação de serviços de projeto, montagem de painéis elétricos, sistemas supervisórios e de comando. Prestação de serviços de manutenção e montagem elétrica e mecânica nas modalidades cessão de mão de obra e empreitada global”.


2009

2010

A Rumo Engenharia se classifica como finalista estadual do Prêmio MPE 2010, na categoria Serviços.


2010

2011

Em Junho a Rumo deu um importante passo e mudou-se para um novo galpão, aumentando assim a sua capacidade produtiva e obtendo maior agilidade para atender os clientes. Dessa maneira passou a ter sede própria e foi de uma área de 328 para 900m².

Além disso, nesse mesmo ano, a Rumo Engenharia vence o Prêmio MPE Brasil 2011 a nível estadual, nas categorias de Práticas de Inovação e Gestão de Serviços.


 

2011

2013

A Rumo Engenharia vence o Prêmio MPE Brasil 2013 a nível estadual, nas categorias Indústria e Responsabilidade Social.
 

2013

2014

Intensificamos nossa atuação no segmento de Assessoria e Gestão em Treinamentos de Segurança do Trabalho. E conseguimos a inclusão desse serviço no escopo de certificação ISO 9001:2008.
 

2014

2015

Desenvolvimento do Software de Gestão em Segurança do Trabalho, com o objetivo de oferecer ao mercado uma ferramenta para gerenciamento das normas regulamentadoras de maneira prática e centralizada, com organização de treinamentos, procedimentos e demais documentos necessários para a gestão.
 

2015