Eficiência Energética

Eficiência energética é uma atividade que procura melhorar o uso das fontes de energia através de seu consumo eficiente para se obter um determinado resultado. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.
 
Na indústria produzir mais ou a mesma quantidade consumindo menos energia, utilizando a energia de forma racional será o propósito da atualidade.
 
O Brasil tem uma grande demanda reprimida de energia - mas os índices nacionais de perda e desperdício de eletricidade também são altos. O total desperdiçado, segundo o Procela, chega a 40 milhões de kW, ou a US$ 2,8 bilhões, por ano. Os consumidores - indústrias, residências e comércio - desperdiçam 22 milhões de kW; as concessionárias de energia, por sua vez, com perdas técnicas e problemas na distribuição, são responsáveis pelos 18 milhões de kW restantes.

A Rumo Engenharia oferece soluções práticas e com garantias de êxito em eficiência energética.
 

Analisador de Energia
A Rumo Engenharia oferece um sistema de análise de energia elétrica que mede e registra distúrbios elétricos tais como: harmônicos, fator de potência, desequilíbrio e flutuação de tensão (Falecer), variações de tensão de curta duração (Saga e Selo), que trazem resultados como:
 
- Melhora do aproveitamento das instalações e equipamentos elétricos, com consequente melhoria na qualidade do produto;
- Redução do consumo energético e consequentemente aumento da produtividade, sem afetar a segurança;
- Redução das despesas com eletricidade.



Termografia
A Rumo Engenharia oferece termografia que, por definição, se trata de uma técnica de ensaio não destrutivo que permite o sensoriamento remoto de pontos ou superfícies aquecidas por meio da radiação infravermelha.

As principais aplicações da termografia na indústria incluem as instalações elétricas, onde é importante a localização de componentes defeituosos sem contato físico, e também as áreas siderúrgica, petroquímica e de distribuição de energia, nas quais é grande o número de processos envolvendo vastas quantidades de calor. Nesses locais, problemas operacionais podem ser relacionados diretamente com as distribuições externas de temperatura nos equipamentos.

Posterior a inspeção, a Rumo Engenharia apresenta um relatório termográfico composto pelas imagens térmicas ou termogramas, juntamente com fotos reais do componente observado. Apresentam as temperaturas envolvidas, máxima temperatura admissível, data e hora da inspeção realizada, local e descritivo do componente. Propõem ações para realização do reparo, indicando sua urgência ou não.
 
A análise termográfica de sistemas elétricos é capaz de:
 
- Identificar pontos que causam aumento de consumo na empresa;
- Prevenir paradas por aumento indevido de corrente elétrica;
- Orientar as manutenções antes da ocorrência de acidentes;
- Aumentar a confiabilidade geral no sistema;
- Contribuir com a economia de energia.