​Eficiência Energética


Eficiência energética é uma atividade que procura melhorar o uso das fontes de energia, consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.
 
Na indústria produzir mais ou a mesma quantidade consumindo menos energia, utilizando a energia de forma racional será o proposito da atualidade.
 
O Brasil tem uma grande demanda reprimida de energia - mas os índices nacionais de perda e desperdício de eletricidade também são altos. O total desperdiçado, segundo o Procela, chega a 40 milhões de kW, ou a US$ 2,8 bilhões, por ano. Os consumidores - indústrias, residências e comércio - desperdiçam 22 milhões de kW; as concessionárias de energia, por sua vez, com perdas técnicas e problemas na distribuição, são responsáveis pelos 18 milhões de kW restantes.

A Rumo Engenharia oferece soluções praticas e com garantias de êxito em Eficiência Energética.
 

Analisador de Energia


A Rumo Engenharia oferece um sistema de análise de energia elétrica que mede e registra distúrbios elétricos tais como: harmônicos, fator de potência, desequilíbrio e flutuação de tensão (Falecer), variações de tensão de curta duração (Saga e Selo), onde trazem resultados como:
 
  • Melhora do aproveitamento das instalações e equipamentos elétricos, com consequente melhoria na qualidade do produto;
  • Redução do consumo energético e consequente aumento da produtividade, sem afetar a segurança;
  • Redução das despesas com eletricidade.

Termografia


A Rumo Engenharia  oferece termografia que por definição se trata de uma técnica de ensaio não destrutivo que permite o sensoriamento remoto de pontos ou superfícies aquecidas por meio da radiação infravermelha.

As principais aplicações da termografia na indústria incluem as instalações elétricas, onde é importante a localização de componentes defeituosos sem contato físico, e também as áreas siderúrgica, petroquímica e de distribuição de energia, nas quais é grande o número de processos envolvendo vastas quantidades de calor. Nesses locais, problemas operacionais podem ser relacionados diretamente com as distribuições externas de temperatura nos equipamentos.

Posterior a inspeção, a Rumo engenharia apresenta um relatório termográfico composto pelas imagens térmicas ou termogramas, juntamente, com fotos reais do componente observado. Apresentam as temperaturas envolvidas, máxima temperatura admissível, data e hora da inspeção realizada, local e descritivo do componente. Propõem ações para realização do reparo, indicando sua urgência ou não.
 

A análise termográfica de sistemas elétricos é capaz de:

 
  • Identificar pontos que causam aumento de consumo na empresa;
  • Prevenir paradas por aumento indevido de corrente elétrica;
  • Orientar as manutenções antes da ocorrência de acidentes;
  • Aumentar a confiabilidade geral no sistema;
  • Contribuir com a economia de energia.