Laudos

Nossos laudos voltados à área de segurança do trabalho, têm como foco, adequar as empresas às normas regulamentadoras.
 
Laudo de Instalações Elétricas (NR 10)

O laudo técnico das instalações elétricas é um dos componentes do prontuário das instalações elétricas previsto na NR 10 (Portaria 508 de 02/05/2016 do Ministério do Trabalho e Previdência Social) e é realizado com base nos dados da inspeção realizada na edificação, resultados de medições e ensaios e na documentação técnica das instalações elétricas da empresa, com a finalidade de aferir a sua conformidade com as Normas Técnicas Brasileiras NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão), NBR 5418 (Instalações elétricas e atmosferas explosivas), NBR 5419 (Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas) e NBR 14039 (Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV), além da NR 10.

Pode fazer parte desse trabalho:

- A consultoria para implantação e atualização do PIE – Prontuário das Instalações Elétricas;
- A elaboração de procedimentos de operação e manutenção;
- O estudo e cálculo de ATPV;
- O plano de ação para adequação de não conformidades;
- Os treinamentos de NR 10 e SEP presencial;
- A adequação de não conformidades;
- A auditoria na documentação – sistema elétrico e segurança do trabalho;
- A emissão de parecer técnico.

É necessário que haja, por parte das empresas, um acompanhamento do desenvolvimento dessas etapas que constituem o prontuário da NR 10, além da manutenção dos documentos.
Isso poder ser feito através de uma boa gestão dos processos de segurança.

Para isso, temos o Software de Gestão, no qual é possível, de maneira eficaz e prática, fazer esse gerenciamento (com a organização de treinamentos, procedimentos e demais documentos exigidos).


 
NBR 5419:2015 - Parecer Técnico do PDA

O Parecer Técnico do PDA (Proteção contra Descargas Atmosféricas) oferecido pela Rumo Engenharia, tem como objetivo apontar e registrar os pontos de inspeção do sistema conforme a nova Norma ABNT 5419:2015 e fornecer, caso seja necessário, recomendações de melhorias.
Não há dispositivos ou métodos capazes de modificar os fenômenos climáticos naturais a ponto de se prevenir a ocorrência de descargas atmosféricas. Elas atingem estruturas (ou linhas elétricas e tubulações metálicas que adentram nas estruturas) ou a terra em suas proximidades e são perigosas às pessoas, às próprias estruturas, seus conteúdos e instalações. Portanto, medidas de proteção contra essas descargas devem ser consideradas.

A necessidade de proteção, os benefícios econômicos da instalação de medidas de proteção e a escolha das medidas adequadas devem ser determinados em termos do gerenciamento de risco. Para desenvolvimento dessa análise, utilizamos um software específico.
Todas as medidas de proteção contra descargas atmosféricas formam a proteção completa.

Aplicamos também o Método do Ângulo de Proteção, em que os captores/hastes são posicionados fora da estrutura formando um ângulo de proteção envolvendo-a completamente.