Laudos Técnicos

NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade)
Laudo baseado na Norma Regulamentadora, que estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
A norma contempla os seguintes laudos, oferecidos pela Rumo Engenharia:

- Laudo de para-raios;
- Laudo de classificação de área;
- Laudo de aterramento;
- Termografia;
- Prontuário NR 10;
- Diagrama Unifilar;
- Laudo dos painéis elétricos;
- Laudo das cabines primárias e subestações;
- Laudo das instalações elétricas;
- Laudo de avaliação técnica dos EPI’s e EPC’s;
- Análise crítica de procedimentos.




 
NR 12 (Máquinas e Equipamentos)
Laudo baseado na Norma Regulamentadora, que define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho em máquinas e equipamentos de todos os tipos.
A norma contempla os seguintes laudos, oferecidos pela Rumo Engenharia:

- Inventário NR 12 - relatório fotográfico e localização das máquinas;
- Análise de risco e conformidades do sistema elétrico e do sistema mecânico;
- Laudo de conformidade;
- Montagem do prontuário.

E, além disso, podemos atuar nas seguintes etapas:

- Capacitação;
- Diagnóstico;
- Cronograma de adequação;
- Apreciação de risco de acordo com a NBR ISO 12100;
- Projeto;
- Adequação;
- Certificação;
- Assessoria;
- Consultoria.

 

 

ATPV (Valor de Performance para Arcos Térmicos)
Determina os uniformes comuns de trabalho se expostos ao arco elétrico, baseado nas normas NFPA70E e OHSA – 29 CFR Part 1910.269 App E, que estabelecem 4 categorias de risco em conformidade a metodologia Arc Pro. Assim, com base nos cálculos da energia incidente (cal/cm2) determina-se o nível de proteção necessário.
A composição dessas vestimentas deve contar com tecidos especiais para garantir um desempenho satisfatório quando expostos à energia incidente e à chama. Lembrando que, de um modo geral, quanto maior a gramatura do tecido maior a proteção.


 
 

Cálculo de Energia Incidente (Método ARC PRO)
O método ARC PRO usa o modelo de energia de arco elétrico incidente, transmitido via equações de transferência de calor. A OHSA – 29 CFR Part 1910.269 App E – Protection From Flames and Electric Arcs, é o método que mais se aproxima da realidade do Sistema Elétrico de Potência.

O método ARC PRO é direcionado para o SEP, Concessionárias de Energia Elétrica, que possuem características onde os parâmetros técnicos como: distâncias entre fases, nível de tensão, Icc e tempo de atuação da proteção, variam de forma dinâmica. O cálculo modela o arco como pontual na origem e através da distância formada pela superfície da esfera a uma dada distância, calcula-se a energia.

Através dessa ferramenta é possível avaliar a exposição ocupacional quanto ao risco de queimadura por arco elétrico dos profissionais que desenvolvem atividades laborais nos ambientes avaliados e, com isso, propor os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) adequados para garantir a segurança dos trabalhadores.



Software ARC PRO