Laudos Técnicos

 

 

NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade)


Laudo baseado na Norma Regulamentadora, que estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

A norma comtempla os seguintes laudos, oferecidos pela Rumo Engenharia:
 

•          Interpretação;
•          Laudo de Para-raios;
•          Laudo Elétrico;
•          Laudo de Classificação de Área;
•          Laudo de Aterramento;
•          Termografia;
•          Prontuário NR 10;
•          Diagrama Unifilar.
 
NR 12 (Máquinas e Equipamentos)

Laudo baseado na Norma Regulamentadora, que define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.
 
A norma comtempla os seguintes laudos, oferecidos pela Rumo Engenharia:

•          Inventário NR 12 - relatório fotográfico e localização das máquinas;
•          Análise de risco e conformidades do sistema elétrico e do sistema mecânico;
•          Laudo de Conformidade;
•          Montagem do prontuário.
 
ATPV (Valor de Performance para Arcos Térmicos)

Determina os uniformes comuns de trabalho se expostos ao arco elétrico, baseado na Norma NFPA70E que estabelece 4 categorias de risco. Assim, com base nos cálculos da energia incidente (cal/cm2) determina-se o nível de proteção necessário.
A composição dessas vestimentas deve contar com tecidos especiais para garantir um desempenho satisfatório quando expostos à energia incidente e à chama. Lembrando que, de um modo geral, quanto maior a gramatura do tecido maior a proteção.

 
Cálculo de Energia Incidente (Método ARC PRO)
 
O método ARC PRO usa o modelo de energia de arco elétrico incidente, transmitido via equações de transferência de calor. A OHSA – 29 CFR Part 1910.269 App E – Protection From Flames and Electric Arcs, é o método que mais se aproxima da realidade do Sistema Elétrico de Potência.
 
O método ARC PRO é direcionado para o SEP, Concessionárias de Energia Elétrica, que possuem características onde os parâmetros técnicos como: distâncias entre fases, nível de tensão, Icc e tempo de atuação da proteção, variam de forma dinâmica. O cálculo modela o arco como pontual na origem e através da distância formada pela superfície da esfera a uma dada distância, calcula-se a energia.
 
Através dessa ferramenta é possível avaliar a exposição ocupacional quanto ao risco de queimadura por arco elétrico dos profissionais que desenvolvem atividades laborais nos ambientes avaliados e, com isso, propor os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) adequados para garantir a segurança dos trabalhadores.

 


Software ARC PRO