Painéis Elétricos em Baixa Tensão

Conheça nossos painéis: soluções diferenciadas, projetadas e fabricadas de acordo com as normas vigentes, com componentes de alta tecnologia e qualidade. 
Oferecemos painéis para as seguintes finalidades: 


Projetos de painéis TTA (Tipo Totalmente Testado)
Painéis totalmente testados e aprovados de acordo com a norma que regulamenta o tema (NBR-IEC-60439-1).
O Conceito TTA (Type Tested Assembly) pode ser definido como "Conjunto de manobra e comando de baixa tensão em conformidade com um tipo ou sistema estabelecidos, sem desvios que influenciem significativamente o desempenho em relação àquele conjunto típico verificado que está em conformidade com os ensaios prescritos nas normas. ” Seus ensaios são de tipo totalmente testados.




Projetos de painéis PTTA (Tipo Parcialmente Testado)
Seu conceito pode ser definido como “Conjunto de manobra e comando de baixa tensão contendo disposições de tipo ensaiado e disposições de tipo não ensaiado, contanto que o último é derivado (por exemplo, por meio de cálculo) de disposições de tipo ensaiado que satisfizeram os ensaios pertinentes. (conjunto parcialmente testado)”. Seus ensaios são de tipo parcialmente testados.



Controle e Acionamento de máquinas (atendendo as normas regulamentadoras NR 10 e NR 12)
Em conformidade com a norma NBR 5410 de 2004.
Moinhos, Aero Classificadores, Esteiras, Elevadores de Caneca, etc.
Esse painel é utilizado para acionamento de motores em baixa tensão com acionamentos com Soft-Starters, inversores de frequência, partidas diretas, com uso de CLP ou relés.
- Sistema de Montagem seriado com supervisão de qualidade de cada fase.
- Painéis com acionamentos pneumáticos e hidráulicos.
- Painéis de instrumentação em aço carbono ou inox.



Correção do Fator de Potência (automático ou manual)
Banco de capacitores de acordo com a norma NBR 14039 e a nova legislação pertinente, estabelecida pelo DNAEE, que considera os seguintes aspectos referentes ao baixo fator de potência:
1 - Aumento do limite mínimo do fator de potência de 0,85 para 0,92;
2 - Faturamento de energia reativa excedente;
3 - Redução do período de avaliação do fator de potência de mensal para horário.

Com isso, em vez de ser cobrado um ajuste por baixo fator de potência, como faziam até então, as concessionárias passam a faturar a quantidade de energia ativa que poderia ser transportada no espaço ocupado por esse consumo de reativo. Além do novo limite e da nova forma de medição, outro ponto importante ficou definido: das 6h da manhã as 24h o fator de potência deve ser no mínimo 0,92 para a energia e demanda de potência reativa indutiva fornecida, e das 24h até as 6h no mínimo 0,92 para energia e demanda de potência reativa capacitiva recebida.



Distribuição (correntes até 5000 A)
Os painéis de distribuição de força da Rumo Engenharia têm construção moderna, robusta, flexível e têm a operação bastante fácil.
Seu projeto foi totalmente desenvolvido utilizando conceitos modernos e seguros, que garantem não apenas a segurança das instalações, mas também a das pessoas que de forma direta ou indireta interagem com nossos painéis.
Sendo que todos eles seguem de forma integral todos os princípios das normas que regem instalações elétricas.



CCM – Centro de Controle de Motores (extraível e fixo)
São painéis que acomodam equipamentos para proteção, seccionamento e manobra de cargas. Tem uma função específica nos sistemas de distribuição de energia elétrica em unidades comerciais e industriais. São os painéis onde estão conectados os cabos provenientes das cargas.
Apesar de aproximadamente 85% das cargas industriais serem motores (motivo do nome “Centro de Controle de Motores”), o termo “cargas” é abrangente, podendo significar qualquer equipamento que consuma energia elétrica, como estufas, resistores, entre outros. A utilização dos CCM's é destinada as instalações comerciais e industriais.



Banco de Baterias (sistemas modulares de fácil instalação)
As baterias apresentam uma importância fundamental de infraestrutura nos sistemas de energia de telecomunicações e Sistemas Ininterruptos de Fornecimento - UPS.
As baterias são responsáveis pela garantia do fornecimento de energia ininterrupta para a carga. Em uma falha no fornecimento de energia pelo sistema de retificadores, seja por defeito ou falta de energia distribuída pela concessionária, as baterias garantem o fornecimento de corrente contínua, além de melhoria do "ripple" dos retificadores no sistema.



Supervisórios e Sinópticos (projeto, montagem do hardware e elaboração do software)
Os sistemas supervisórios permitem que sejam monitoradas e rastreadas informações de um processo produtivo ou instalação física. Tais informações são coletadas através de equipamentos de aquisição de dados e, em seguida, manipuladas, analisadas, armazenados e, posteriormente, apresentadas ao usuário. Estes sistemas também são chamados de SCADA (Supervisory Control and Data Aquisition).
Atualmente, os sistemas de automação industrial utilizam tecnologias de computação e comunicação para automatizar a monitoração e controle dos processos industriais, efetuando coleta de dados em ambientes complexos, eventualmente dispersos geograficamente, e a respectiva apresentação de modo amigável para o operador, com recursos gráficos elaborados (interfaces homem-máquina) e conteúdo multimídia.



Áreas Classificadas (painéis projetados e montados de acordo com classificação da área)
Os painéis a serem instalados em área classificada (área com probabilidade de formação ou existência de atmosfera explosiva - Ex) requerem características especiais que devem ser observadas no seu projeto e fabricação.
Em 2006, a Portaria nº 176 editada pelo Inmetro, tornou compulsória a certificação de equipamentos Ex, tornando leis todas as normas em vigor, o que fez com que o mercado de automação passasse a demandar esse tipo de produto, com a devida certificação.
Em função dessa necessidade de mercado, a Rumo Engenharia se capacitou a projetar e fabricar esses painéis, obedecendo à norma ABNT NBR IEC 610079 - Equipamentos Elétricos para Atmosfera Explosiva.