Elétrica e Automação fazem parte dos novos projetos da Rumo Engenharia na maior ETA de Sorocaba/SP

Em parceria com a empresa vencedora do processo de licitação da Obra, Goetze Lobato Engenharia Ltda. (GEL), a Rumo Engenharia está responsável por toda Engenharia Elétrica, Painéis, SPDA, Instalações elétricas, Automação e Instrumentação das diversas etapas que comporão o sistema de tratamento da maior Estação de Tratamento de Água (ETA) em construção no bairro Vitória Régia.
A ETA Vitória Régia fará a captação e o tratamento da água do rio Sorocaba, tornando apta para o consumo. E ainda conforme o Saae, vai reduzir a dependência da cidade da água trazida pelas adutoras da Serra de São Francisco.
A nova ETA, que deverá ficar pronta em trinta meses e tem investimento de R$ 78 milhões, vai permitir que a cidade deixe de ser totalmente dependente das adutoras da serra de São Francisco, e da sua vulnerabilidade, “visto que a captação de água bruta para tratamento será realizada diretamente no rio Sorocaba, nas proximidades do Parque Vitória Régia”, destaca o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.

Inovação

A nova Estação de Tratamento de Água Vitória Régia terá algumas características inovadoras, incluindo a captação de água bruta diretamente no rio Sorocaba e processamento à base de ozônio, fato que se tornou possível após a conclusão do complexo de obras do Programa de Despoluição, que permitiram a rápida recuperação das águas do rio Sorocaba e a sua utilização.
Compacta e empregando o que há de mais moderno em tecnologia de saneamento, a ETA Vitória Régia será totalmente automatizada e terá capacidade para tratar, inicialmente, 750 litros de água por segundo, com ampliação prevista para 1.500 litros por segundo, numa segunda etapa.
Atualmente, Sorocaba possui um sistema de tratamento e distribuição que possibilita a produção de 2.500 litros de água tratada por segundo, formado pelas Estações de Tratamento de Água do Cerrado e do Éden.

Benefício para toda a cidade

Com a implantação da ETA Vitória Régia, não apenas a zona norte da cidade será beneficiada com o empreendimento, visto que o novo sistema será interligado à infraestrutura atualmente existente.
Desta forma, as ETAs Cerrado e Éden, e as represas do Clemente (Itupararanga), Ferraz e Ipaneminha trabalharão de forma integrada, contribuindo para a ampliação da capacidade de adução, tratamento e distribuição de água da cidade como um todo.